Cris Paulino e Leonardo Ruiz
Foto: www.mogianaonline.com.br
Pacientes da UBDS da Vila Virgínia estão insatisfeitos com o atendimento devido à demora no pronto atendimento médico e agendamento de consultas.
Pacientes ficam por mais de quatro horas esperando atendimento médico, em alguns casos, o paciente corre risco de vida ou de agravar uma doença, pois vai embora para casa e se automedica por não aguentar esperar o atendimento.
A revendedora Débora Gil, afirmou que teve que esperar quatro horas para ser atendida debaixo da chuva que invadiu o local onde ela estava esperando o atendimento em janeiro deste ano. Goteiras molhavam a sala de espera. Neste dia, Débora chamou a imprensa para registrar o fato e apesar de terem filmado o local, a matéria não foi ao ar. A paciente também ressalta o mau atendimento dos funcionários da UBDS da Vila Virgínia com má educação e respostas grosseiras.
Denise Ressi chegou com labirintite na UBDS da Vila Virgínia e tinha 150 pessoas à sua frente para serem atendidas e apenas dois médicos.
Maria dos Anjos é diarista e também se queixa do mau atendimento da Unidade, “é um caos”. Maria relatou que em novembro de 2011 foi para o pronto atendimento por volta das 13h tinha cerca de 250 pessoas e apenas 3 médicos no local para atender. “Havia pessoas esperando mais de 5 horas por um atendimento”.
A demora no Agendamento de Consulta também é queixa dos Pacientes
A prefeitura de Ribeirão Preto disponibiliza um número de telefone, no qual a ligação é gratuita, para agendar consultas com clínico geral, ginecologista e pediatria. Quando os cidadãos ligam para agendar, geralmente não tem data disponível e quando os pacientes perguntam quando irá disponibilizar, os atendentes dizem que não tem previsão, que é necessário ligar todos os dias para saber. Muitas vezes quando os pacientes retornam, a data foi disponibilizada e preenchida rapidamente.
“O prazo para conseguir uma consulta varia entre dois e três meses”, diz a empregada doméstica Maria dos Anjos.
No dia da consulta, são marcadas várias pessoas em um mesmo horário, com isso na hora de esperar um atendimento, as pessoas ficam cerca de 2h30 para serem atendidas.
A ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde) informou que não há uma lei que determina um prazo limitado para agendamentos e tempo de espera em consultas no pronto-atendimento.
Segundo a informação dos atendentes do 0800 a responsabilidade de agendamentos e atendimentos da UBDS da Vila Virgínia é da gerente Giovanna Teresinha Cândido, porém, ela afirma que a Secretaria da Saúde que coordena a distribuição dos agendamentos. “As vagas são abertas a cada três meses, e divididos em novos casos e retornos. Um médico atende por dia 12 casos, sendo que 4 deles são novos”.
A gerente afirma que é necessário contratar mais médicos, porém, a UBDS não tem estrutura para isso. “Seria necessário construir novas salas”, conclui Giovanna.
Em relação ao pronto atendimento, Giovanna explicou que a UPA, que foi inaugurada no início do mês de junho na avenida Treze de Maio irá desafogar a UBDS da Vila Virgínia.
O Secretário da Saúde Dr. Stênio Miranda, não concorda que a UBDS precisa de mais médicos, e diz que a população confunde posto de saúde com padaria: “Eles acham que quando chegam, é só pegar o pão e ir embora”.
O secretário afirmou que algumas especialidades podem demorar para agendar, mas que existem critérios de prioridades em casos de urgência. Quando foi questionado sobre os equipamentos da UBDS o Dr. Stênio afirmou que existem poucos equipamentos e eles são mal distribuídos.
O Dr. Stênio Miranda ainda explicou que a demora na UBDS da Vila Virgínia é devido à falta de distritais de saúde em outras regiões da cidade e sem previsão de data e que no Jardim Marchesi será construída uma distrital para melhorar o atendimento na Vila Virgínia.
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